OCEANA
HISTÓRICO
Fundada em 2001, a Oceana atua em 13 países e é a maior organização não governamental focada exclusivamente na conservação dos oceanos. Há quase 10 anos no Brasil, seu trabalho é voltado a proteger a biodiversidade marinha e a recuperar a saúde e abundância dos mares, focando em duas frentes principais: Combate à Poluição Marinha por Plásticos e Pesca Sustentável.
Mudar as políticas públicas, com foco na ciência e em resultados efetivos e mensuráveis, é um valor fundamental para a organização. Sua atuação para combater a poluição marinha passa pelo estabelecimento de uma Economia Circular do Plástico no país, necessária e urgente para reduzirmos a produção de itens descartáveis e seus impactos socioambientais e econômicos. Desde setembro de 2022, a Oceana defende a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2524/2022, que já tramita no Senado Federal e propõe caminhos para o Brasil solucionar esse grave problema.
Para saber mais, acompanhe as redes da Oceana e acesse os estudos: “Um Oceano Livre de Plástico” e “O mercado de delivery de refeições e a poluição plástica”.
https://brasil.oceana.org/relatorios/um-oceano-livre-de-plastico/
https://brasil.oceana.org/relatorios/o-mercado-de-delivery-de-refeicoes-e-a-poluicao-plastica/
REPRESENTANTE
Lara Iwanicki – Engenheira Ambiental, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Yale, com MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP)
Na Oceana desde 2017, Lara atua como Gerente Sênior de Advocacy e Estratégia e lidera a campanha de Combate à Poluição Marinha por Plástico. Ela é autora dos estudos “Um Oceano Livre de Plástico” e “O mercado de delivery de refeições e a poluição plástica”.
Em sua carreira, Lara trabalhou com diversas Organizações Não Governamentais internacionais em projetos relacionados à conservação marinha e gestão pesqueira. Na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, sua pesquisa analisou os efeitos das Áreas Marinhas Protegidas sobre a biomassa de peixes e recifes de coral em Raja Ampat (Indonésia) e os aspectos de gestão que conduzem essas mudanças.