Banimento dos plásticos descartáveis

Eliminar a contaminação do meio ambiente e da saúde

Banimento dos plásticos descartáveis

Esta linha estratégica procura responder à crescente geração de resíduos plásticos decorrente do aumento de produtos e embalagens de uso único, que são rapidamente descartados em razão de terem um ciclo de usabilidade (ciclo de vida) extremamente curto.

Tais produtos e embalagens, ao serem descartados, resultam em quantidades enormes de resíduos que causam os mais diversos impactos negativos ao ambiente urbano, aos oceanos e ecossistemas associados etc. Em sua maioria, em razão da inexistência ou inefetividade de separação em três frações, não chegam sequer à cadeia da reciclagem. E, mesmo quando chegam, não há possibilidade de reciclagem em muitos casos devido a inviabilidade econômica ou tecnológica, de forma que acabam virando rejeitos a serem destinados a aterros sanitários.

Portanto, não se trata apenas de implementar a reciclagem, pois o problema é mais estrutural. E nesse contexto, a sociedade e os poderes públicos não deveriam mais tolerar a produção de plásticos de uso único, uma vez que há soluções muito mais adequadas em termos de materiais.

Nesse sentido, a ARZB entende que é preciso incidir fortemente na agenda da regulação e banimento dos produtos e embalagens plásticas de uso único.

O desejo de mudança estrutural (longo prazo) que orienta esta linha é que produtos e embalagens de plástico com uso único não sejam mais colocados no mercado.

QUER SABER MAIS SOBRE O BANIMENTO DOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS?
Acesse nossa Biblioteca e encontre materiais relativos ao tema!