Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
HISTÓRICO
O MNCR é um movimento social organizado, verdadeiramente nacional, que há 22 anos exerce a democracia de base, é dirigido exclusivamente por catadoras e catadores de materiais recicláveis de origem vinculados e delegados por suas bases (cooperativas, associações e grupos) para representar a categoria. Poucos movimentos sociais no Brasil têm a abrangência do MNCR, está presente em 24 Estados brasileiro, e também é referência internacional na organização da categoria.
O movimento tem origem nas ruas e lixões do Brasil e escolheu o caminho da organização produtiva coletiva como forma de edificar a categoria e acessar políticas pública das quais era marginalizada. No entanto, historicamente defende os direitos da maior parte da categoria que ainda trabalhar individualmente, seja na luta contra lei excludentes e higienistas, na garantia de direitos humanos e assistência ou na formação profissional da categoria.
O MNCR foi um dos principais atores na aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional e foi elencada como prioridade ao Governo Lula que a sancionou em 2010 com muitas sugestões propostas pelo MNCR.
Conscientes da necessidade de avançar na gestão eficiente dos resíduos sólidos por meio de uma rota tecnológica limpa e inclusiva, estabelece alianças estratégicas com organizações e movimentos da sociedade civil na construção conjunta de soluções verdadeiramente sustentáveis.