ECOPHALT
HISTÓRICO
É uma oganização não governamental ambiental que surgiu a partir do TCC do Curso Técnico de Logística da ETEC de Praia Grande com o tema: A Logística Reversa do Asfalto Ecológico.
Foi fundada em 2013 e tem como objetivos tratar de temas referentes a Residuos Sólidos e Líquidos. Para alcançar seus objetivos, criou o Projeto Ecophalt que é a conscientização sobre o Descarte correto de pneus inserviveis e a importância do Asfalto Ecológico de Pneus que pode ser aplicado nas rodovias e vias públicas nas cidades por ser durável 5x mais que o asfalto comum, além de ser permeável e reaproveitar os pneus inserviveis.
A ECOPHALT criou, em 2015, o Programa Ecokids que tinha como objetivo realizar a Educação ambiental sobre resíduos e coleta seletiva nas instituições de ensino através de atividades lúdicas, palestras e oficinas sobre reciclagem de pneus, contemplando alguns municipiOS da Baixada Santista. No mesmo ano, a ECOPHALT iniciou visitas técnicas em todas a cooperativas da região para conhecer as necessidades e a metodologia de trabalho. E continua até a presente data incentivando e apoiando as Cooperativas de várias regiões do Estado de São Paulo. a ECOPHALT; junto com as cooperativas e outras entidades da região, estão ns luta contra a incineração e reconhecimento das cooperstivas por parte do poder público
Em 2018, o município de São José dos Campos implantou o Asfalto ecológico nanos 8, 6 km da via Combui devido às referência da ECOPHALT.
Em 2017 o Programa Ecokids acrescenta mais uma atividade: a compostagem, assim passou a ser chamado Programa Ecokids composta e com apoio de voluntários, a ECOPHALT começou a implantar minhorários ( feito com baldes de margarina doados pela Casa de bolos) nas escola,Os municipios contemplados foram Cubatão- Praia Grande- São Vicente e Itanhaem e a Educação Ambiental.
A ECOPHALT, atuante no Comitê de Bacia Hidrografia da Baixada Santista teve 2 projetos indicados pelo Comitê e financiado pelo FEHIDRO, sendo qie um deles abrangeu todos os municipios da região. Foram executados e finalizados com êxito e a prestação de contas de ambos os projetos foram aprovadas e os contratos encerrados com sucesso.
A ECOPHALT sempre foi participativa na sociedade, praticando de Colegiado como CONSEMA, GERCO, Comitê de Bacias e Conselhos Municipais de Saude, Saneamento e Meio Ambiente.
E, finalmente, a ECOPHALT ampliou fronteiras criando uma filial em São Lourenço- MG e mantendo a sede em Praia Grande/SP e também já fez parceria com a Secretaria Municipal do Meio ambiente e da Educação.
Este ano a ECOPHALT completou 10 anos em 22 de fevereiro e realizou uma grande exposição em frente ao Parque dad Aguas em São Lourenço/ MG com objetivo de apresentar as atividades da entidade e ao mesmo tempo realizar a Educação Ambiental com municipes.
Atualmente a ECOPHALT, através da eleições, renovou o mandato no Comitê de Bacias da Baixada Santista/SP e recentmente, conquistou uma cadeira no Comitê de Bacias GD4 Rio Verde /MG assim promoverá intercâmbio entre os dois Estados e ampliando a conscientização ambiental em várias regiões.