Aliança Resíduo Zero Brasil realiza conferência livre contra a Emergência Climática
O evento promoveu o diálogo sobre a gestão sustentável de resíduos sólidos no enfrentamento da emergência climática
No último dia 04 de dezembro de 2024, a Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB) realizou a Conferência Livre do Meio Ambiente, com o tema “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos como Estratégia para o Enfrentamento à Emergência Climática”. O evento, ocorreu de forma virtual e, reuniu mais de 40 representantes de diversas regiões do país, promovendo um espaço de participação social e construção de propostas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
A Conferência Livre foi convocada em 22 de novembro de 2024 e ocorreu no dia 04/12 das 14h às 19h, com uma programação que incluiu ações de acolhimento, apresentação dos objetivos, palestra de uniformização de conhecimento sobre o tema, discussões temáticas e a definição de propostas prioritárias (duas para cada eixo temático), além da eleição da delegada indicada para representar a ARZB na etapa nacional da CNMA.
Diálogos por Eixos Temáticos
Com base nos cinco eixos temáticos da 5ª CNMA — Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental — os participantes foram divididos em grupos de trabalho, cada grupo foi mediado por um moderador e acompanhado por um relator. Essa organização visou garantir que cada eixo recebesse atenção especializada e gerasse propostas concretas.
Entre as propostas destacam-se:
- Mitigação: Viabilizar programas de coleta seletiva em três frações e proibir o financiamento público para instalação de tecnologias de incineração de resíduos.
- Adaptação e Preparação para Desastres: Criar instrumentos regulatórios para redução de plásticos de uso único e fomentar infraestrutura adequada para catadores.
- Justiça Climática: Responsabilizar o setor produtivo pelo custeio da logística reversa e implementar o Pagamento por Serviço Ambiental Urbano (PSAU) para catadores.
- Transformação Ecológica: Exigir que o setor produtivo realize estudos e promova mudanças no processo de produção e de consumo por meio de designer de produtos mais sustentáveis e fortalecer o tratamento da fração orgânica por meio de compostagem.
- Governança e Educação Ambiental: Aprimorar o monitoramento das políticas públicas por meio da plataforma SINIR o mapeamento de cases sobre Resíduo Zero implementados pela gestão pública e Implementar programas de educação socioambiental obrigatórios em todos os níveis de ensino, com formação de multiplicadores e campanhas acessíveis de conscientização para a emergência climática.
As 10 propostas completas que foram submetidas à 5ª CNMA podem ser consultadas nos link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma/f/130/meetings/585
Protagonismo feminino e eleição da delegada
A participação ativa das mulheres foi um dos destaques da Conferência, refletindo a importância da interseccionalidade nas discussões sobre justiça climática. O processo de escolha da delegada indicada para representar a ARZB na 5ª CNMA foi conduzido de forma democrática e transparente. Ecimara dos Santos Silva foi eleita delegada titular com 77% dos votos, sendo encarregada de levar as propostas prioritárias do evento para as próximas etapas do processo e como suplente foi eleita a Estephane Vieira da Silva, com 23% dos votos.
“Fico extremamente honrada por ter sido eleita Delegada para representar a ARZB na Conferência Nacional de Meio Ambiente. Com minha sólida experiência na área de, estou confiante de que poderei não apenas defender propostas enviadas, mas também fortalecer a importância de uma gestão de resíduos eficaz como uma estratégia essencial no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirma Ecimara Silva.
Importância do Evento
A Conferência Livre reafirma o papel da sociedade civil na construção de políticas públicas de Resíduo Zero e no enfrentamento à emergência climática. As propostas geradas serão submetidas à 5ª CNMA e contribuirão para a formulação de ações de mitigação e adaptação no contexto das mudanças climáticas.
Para mais informações:
- E-mail: aliancaresiduozero@gmail.com