1) Apoiar, contribuir e elaborar políticas que instituem um padrão “durável” de produção e consumo , promovendo a transição para uma sociedade ambientalmente sustentável e responsável.
2) Cobrar e apoiar o poder público para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Com ênfase no sistema de reaproveitamento de resíduos, com coleta seletiva em três frações – recicláveis, compostáveis, rejeito – garantindo o tratamento e disposição final diferenciada para cada categoria;
3) Promover a igualdade na cadeia de reciclagem, garantindo que as organizações autogestionárias ocupem elos do ciclo produtivo, valorizando os/as catadores e reconhecendo suas cooperativas como prestadoras de serviços.
4) Empreender legislação pertinente para o setor privado cumprir sua responsabilidade de custeio da logística reversa, proporcionais à sua produção.
5) Consolidar políticas públicas em favor da biodigestão e da compostagem, visando à recuperação ou manutenção da qualidade biológica, química e física dos solos.
6) Promove debates técnicos entre especialistas na gestão de resíduos sólidos sobre temas pertinentes para aprofundar o conhecimento e promover trocas de experiências.