PAÍS , ESTADO E MUNICÍPIO: Pedro Aguirre Cerda, Santiago Chile.
CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO
- População: 114.560 habitantes
- IDH:
NOME DO PROJETO: Algramo
CATEGORIA/INICIATIVA: Empresarial (X) Governamental () Individual/Coletiva ( )
DESCRIÇÃO DO PROJETO
Algramo é um projeto idealizado e desenvolvido pelos chilenos José Manuel Moller y Salvador Achondo em 2012.
A ideia surge quando José percebe que gastaria muito menos dinheiro e matéria-prima comprando a granel do que os produtos vendidos nos supermercados e mercados locais. A ideia original era criar uma máquina que disponibilizasse os produtos a granel, de acordo com a necessidade de cada cliente. Após alguns testes, graças a um fundo conseguido através de concurso da FEUC (Federación de Estudiantes de la Universidad Católica), foi possível validar o protótipo e se iniciou, em 2013, a etapa de desenvolvimento e instalação dessas máquinas, começando pelo dispenser de detergente em pó em La Pincoya, Huechuraba.
Com o reconhecimento como o melhor projeto da América Latina de Start Up Chile, entre outros, foi possível ampliar os produtos oferecidos pelos dispensadores, como arroz, lentilha, feijão e grão de bico.
Em 2014 o empreendimento consegue o Certificado de Empresa B, declarando que Algramo tem o propósito de solucionar problemas sociais e ambientais, de forma sustentável.
Para não depender do tempo de fabricação das máquinas, a forma de negócio é ampliada para um sistema de vendas manuais com embalagens retornáveis, como as de bebidas, mantendo a lógica de venda à granel. Além disso, ampliam para incluir o açúcar em suas vendas.
Em 2015 a Almagro já possuía 350 armazéns/mercados locais que haviam aderido ao modelo de vendas à granel e os produtos vendidos em uma máquina já tinham sido ampliados para: detergentes (em pó e líquido), arroz, grão de bico, variados tipos de feijão, lentilhas, açúcar e purê instantâneo. Também haviam desenvolvido o primeiro protótipo para dispensador para quatro produtos químicos e para quatro tipos de ração para animais de estimação.
O Empreendimento realizou também uma transição para ser uma Empresa Social, junto com o surgimento das áreas de Operações, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Comunicação, Marketing e Legal.
Nesse mesmo ano, 2016, a empresa foi reconhecida como a 11ª a Nível Mundial das Melhores Empresas para o Mundo (Best For The World).
Atualmente, eles já alcançaram a marca de mais de 1.200 empreendimentos utilizando máquinas ou vendas manuais à granel.
OBJETIVOS
A empresa acredita na importância dos mercados locais e na vida dentro dos bairros que se desenvolve ao entorno desses. E citam em combater o Imposto sobre a pobreza que responde ao modelo tradicional de negócios, onde as grandes cadeias de distribuição castigam economicamente milhões de famílias pelo mundo para comprar em pequenas quantidades.

Não se aceita a ideia dos impostos adicionais ao custo da compra de alimentos de necessidade básica. Com isso, tem o objetivo de lutar pela igualdade e justiça social através de um preço justo, onde todos podem chegar a eles.
INDICADORES QUANTITATIVOS
DISPENSADORES: 3 tipos de máquinas
Armazéns/Mercados locais Aderidos: 1.200
Produtos: 10 tipos de alimentos
INDICADORES QUALITATIVOS
Prêmios e Reconhecimentos
- Jump Chile: $5.000.000
- Desafío Clave Socialab/Injuv: $28.000.000
- StartUp Chile G7: $20.000.000
- SSAF UDD Ventures: $40.000.000
- Voucher Innovación CORFO.
- Best Latam Project – StartUp Chile.
- Emprendimiento revelación del año ASECH.
- Chivas Regal “The Venture” – #1 Lugar.
- José Manuel Moller – ASHOKA Fellow.
- José Manuel Moller – TED Fellow.
- Emprendimiento del año – Diario Financiero.
- Emprendimiento Social Colbún -AVONNI.
- ABC Foundation Continuity Forum – US$ 100.000
- Semilla Expansión CORFO – $60.000.000
- L4 Corfo – $180.000.000
- Ají Challenge – US$ 3.000
- Empresario Destacado – BCI Nace.
- Prêmios e Reconhecimentos:
- Fast Company – Una de las 50 empresas más innovadoras #42 Global #1 Latam.
DESAFIOS
Em junho de 2017 a organização da Exposição Universal de Dubai (Expo 2020) comunicou que a Algramo participará do evento em 2020, e ainda recebeu uma subvenção para o desenvolvimento de novos protótipos de tecnologia para proporcionar alimentos econômicos e conexão de internet a comunidades mais vulneráveis.
CONTATO
Teléfono: +56 2 3202 6370
Dirección: Club Hípico #4676,
Bodega 1.21
Pedro Aguirre Cerda, Santiago Chile.
FONTES
Algramo – La Revolución de la Compra Inteligente. Acesso em: https://www.algramo.com
Postagem em abril de 2019
Autora: Victoria Risso