A compostagem na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo

A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo teve como tema este ano Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar.

Como coloca Christiane Gasparini Araújo Costa, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo: “A Conferência Municipal é a instância máxima desse Sistema, pois é desse momento de grande mobilização da sociedade que saem as prioridades e diretrizes da Política e do Plano Municipais de SAN. Um momento único e inesquecível. Por todos os cantos da cidade, a população se apresentou para debater problemas e soluções em relação aos equipamentos de abastecimento, feiras, sacolões, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, banco de alimentos, e também em relação à qualidade da alimentação nos programas públicos, o preço dos alimentos, a saúde pública, a agricultura urbana e periurbana, o alimento orgânico e agroecológico, a educação nutricional, a cultura alimentar. Todos em busca da Comida de Verdade, o lema de nossa conferência.”

Em seu Relatório Final – Declarações e Proposições estão presentes propostas para a promoção da compostagem como forma de geração de insumos agrícolas voltados aos agricultores orgânicos no território municipal, o fortalecimento do Composta São Paulo, o fomento de hortas em espaço e equipamentos públicos com compostagem.

Neste contexto a compostagem se coloca como uma alternativa de destinação adequada para os resíduos orgânicos de forma a voltar para o ciclo dos alimentos sem gerar danos ao meio ambiente e substituindo fertilizantes químicos cooperando com a produção de alimentos mais saldáveis.

Confira o texto completo do Relatório: