
Chegou um novo ano, mas com velhos costumes. Todos os anos depois da virada do ano vemos a notícia de praias e pontos turísticos das cidades com uma quantidade imensa de resíduos sólidos abandonados por seus donos, dando trabalho dobrado às companhias municipais de limpeza urbana após a festa de Réveillon.
Um exemplo disso foi a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, de onde foram coletados 694,2 toneladas de lixo em todos os pontos onde ocorreu a festa de Réveillon 2016.
Desde as 6 horas desta sexta-feira (1º), 3.358 garis (1.165 deles só em Copacabana) e 344 profissionais de limpeza trabalhavam na limpeza da cidade. Apesar dos 1.455 contêineres instalados, houve muito trabalho para o recolhimento de garrafas, embalagens e outros itens. Para o apoio, foram disponibilizados ainda 247 veículos e equipamentos como caminhões, pás mecânicas, caminhões-pipa, varredeiras, sopradores, entre outros.
Fonte: Diário do Poder
A Aliança Resíduo Zero Brasil trabalha para a não geração de resíduos e chama a todos para que participem deste movimento. Sejamos responsáveis o ano todo pelos resíduos que geramos, dêem a destinação correta, evitem gerar o desnecessário.
Adotar o conceito Resíduo Zero significa:
- minimizar os impactos no solo, na água, no ar e nos ecossistemas, em geral, que podem ser nocivos ou ameaçar a saúde planetária – animal e vegetal – e provocar irreversíveis alterações climáticas
- projetar e gerenciar produtos e processos para reduzir o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais
- conservar e recuperar recursos naturais
- não queimar ou enterrar resíduos
- incentivar o consumo de produtos e serviços com o conceito Resíduo Zero.