Dia Mundial Sem Sacola Plástica

Cerca de 290 milhões de tonelada de resíduos plásticos são produzidos ao redor do mundo anualmente

 

Hoje se comemora o 7º Dia Mundial Sem Sacolas Plástica, celebrado todo o dia 3 de julho desde 2009. Este dia é uma grande oportunidade coletiva para destacar as campanhas e iniciativas contra o uso de sacolas plásticas dcartelA3_dia_internacional_libre_bolsas_03.07.2014e uso único. Organizado pela GAIA e Resíduo Zero Europa, a iniciativa deste dia surgiu pela Fundació Prevenció de Residus i Consum, e é patrocinada por organizações e alianças internacionais. No mundo todo, a cada ano muitas pessoas e organizações se unem para difundir a importância de gerar consciência sobre o uso das sacolas plásticas, assim como a necessidade de impulsionar leis que permitam sua eliminação gradual e constante.

O plástico no mar

Calcula-se que são produzidos aproximadamente 290 milhões de toneladas de plásticos anualmente ao redor do mundo, e 30% dos produtos são usados uma única vez. Ainda, boa parte desses resíduos chega aos oceanos. Com isso, garrafas e sacolas plásticas hoje formam boa parte de uma ilha flutuante de plásticos visível nos oceanos do mundo.

O que acontece na América Latina

Várias cidades da nossa região têm tomado consciência sobre este crescente problema de contaminação. Na Argentina, Chile, Colômbia, Brasil e Peru existem iniciativas concretas dentro dos municípios, orientadas a eliminar o uso das sacolas plásticas no comércio e fomentar o uso de sacolas retornáveis/reutilizáveis. A campanha internacional busca modificar a lógica do descartável. “Uma drástica redução no uso de produtos e embalagens descartáveis deveriam ser um dos principais focos das políticas públicas que apontem tanto um manejo sustentável dos resíduos como a de um uso racional sobre os bens comuns”, expressam os organizadores da Ação.

Mais informações em www.plasticbagfreeday.org

Abaixo listamos algumas destas campanhas e iniciativas para você se inspirar e trabalhar o desapego a este vilão do meio ambiente que é o plástico:

Bye Bye Plastic Bags : Projeto idealizado por duas irmãs de Bali, que junto com a ajuda de seus colegas, conseguiram ser atendidas pelo governador de Bali que se comprometeu a livrar Bali das sacolas plásticas até 2018. O Aeroporto Internacional de Bali, um dos apoiadores, também planeja implantar a política de acabar com as sacolas plásticas até 2016. Para conhecer mais clique aqui.

Soberania dos Bebedouros: Após protestos dos estudantes, em 2012, as principais universidades dos EUA resolveram combater o uso de garrafas plásticas em seus campi: no início do ano letivo, os calouros são recebidos com garrafas térmicas e um mapa dos bebedouros disponíveis nas instituições. Veja a matéria clicando aqui.

Straw Wars (Guerra dos canudos): Em Londres para diminuir o consumo exagerado desses descartáveis de vida útil muito curta, a campanha Straw Wars (Guerra dos Canudos, em inglês), que surgiu no bairro do Soho, mobiliza o comércio de Londres para parar de oferecer canudinhos. Eles só serão entregues quando o cliente pedir. Veja a matéria clicando aqui.

Joanninha: Inaugurada em 2011, a loja Joanninha não vende brinquedos: só aluga! Dessa forma, as ex-publicitárias Piu e Anna querem incentivar a prática do consumo compartilhado entre as crianças, além do desapego. Para elas, mais importante do que o brinquedo, é o momento da brincadeira. Veja a matéria cliando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.